segunda-feira, 10 de junho de 2013

Principais Países que Aderiram ao Rádio Digital

Principais Países que Aderiram ao Rádio Digital


A implantação do rádio digital no brasil já há algum tempo vem admitindo um impasse. Apesar do governo permitir com que emissoras brasileiras já façam transmissões experimentais da tecnologia nos formatos HD Radio ou do DRM, ainda não foi definido qual padrão será implantado oficialmente no Brasil. O impasse está em qual dos dois padrões (DRM ou HD Radio) se adaptarão mais facilmente para a transmissão nacional. Audiências públicas são realizadas para que seja debatido o tema e a mais recente delas ocorreu no Estado de Santa Catarina, em abril de 2013.

Já os Estados Unidos, país detentor do padrão HD Radio, é a nação maisa avançada no processo de transição do rádio analógico para o rádio digital. Possui cerca de dois mil e duzentos rádios transmitindo em digital e em torno de 4 milhões de receptores do sinal. Apesar dos números, o HD RADIO ainda está longe de ser uma unanimidade nos Estados Únidos: além de algumas emissoras se recusarem a utilizar a tecnologia por questões de royalties pagos à empresa patenteadora da tecnologia, uma pesquisa de 2010 aponta que apenas 7% da população se dizia interessada em comprar receptores digitais.

Aproveitando-se de parcerias econômicas e comercias, a maioria dos países da América do Norte e da América Central - exceto o Canadá, que utiliza tecnologia DAB - aderiram ao padrão HD Radio, por já ser consolidado nos Estados Únidos, para suas transmissões locais de rádio digital. Um desses principais países é o México, onde pelo menos 12 emissoras do país já operam ou tendem a operar em sinal digital em breve.

Na Europa, os padrões de tranmissão se dividem em DAB e DRM. Os países que se destacam são Portugal, o pioneiro na tramissão integral em padrão DAB por meio da emissora RDP; Reino Unido, em que 44% da população possui receptores do padrão DAB e 34,4% escutam por diferentes plataformas digitais; e a Alemanha, que implantou sua primeira estação DAB na região da Bavária, em 1995, cujos avanços culminaram com a expansão do sinal em DAB alemão para outros países da europa com receptores para o sinal do padrão, como Itália, Belgica, Suiça e Holanda.

http://en.wikipedia.org/wiki/Digital_radio#United_States http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_digital#Padr.C3.B5es_europeus http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/04/26/brasil-debate-padrao-de-radio-digital http://www.abert.org.br/site/index.php?/noticias/todas-noticias/paises-radio-digital.html http://papocloset.com.br/rnradio/?p=1969

RAFAEL QUEIROZ BASTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário