quinta-feira, 20 de junho de 2013

LinkedIn] Relações sociais mediadas pelo profissionalismo e afinidade



Não é segredo para ninguém que as comunidades hoje ganham um perfil que independe da distância e do contato humano. A internet possibilita aos seus usuários o contato à distância e com isso, grupos que se identificam pelas mais diversas preferencias, acabam formando redes de interesse e de convivência que acabam superando os contatos virtuais.  
Dentro desse agregado de interesses, podemos citar e até exemplificar essas novas relações através de uma rede de contato chamada LinkedIn. Sendo, hoje, a maior e mais conhecida rede profissional do mundo com cerca de 225 milhões de usuários, segundo dados do site, a rede nasceu na intenção de aprimorar e tornar produtivos os laços profissionais entre as pessoas.
A ideia de criar um site que possibilitasse aos seus membros o contato profissional foi uma grande sacada em um mundo cada vez mais burocratizado e que visa à formação profissional. O cadastro no LinkedIn dá acesso a pessoas, como numa rede social popular, bem como a vagas e notícias sobre sua profissão.
Lançado em 5 de maio de 2003 por Reid Hoffman e Jeff Weiner, a rede é um constante processo de aprimoramento. O grupo LinkedIn conta executivos vindos de empresas como Google, Microsoft e Yahoo!.
Queixas de usuários da rede coincidem sempre na dificuldade que há em se desligar da rede, mas quando a conta está ativa o ganho profissional é significativo. O LinkedIn é tendencioso a criação de laços associativos, inconsistentes, reativos, superficiais. Claro que sempre existem exceções, mas o foco na profissão e nas informações, muitas vezes leva os usuários a não desenvolver interesse nos contatos mais íntimos, tendo em vista que existem redes propícias a isso, como o Facebook, Skype e até mesmo o Badoo.
Os atores acabam sendo as pessoas, as empresas e até mesmo as ofertas e dicas profissionais e de emprego. É uma rede de conteúdo muito válido para quem quer trocar experiências profissionais. Para finalizar, é válido ressaltar que a rede também possui um sistema de assinaturas onde seus usuários podem pagar por mais recursos pois o site oferece serviços que necessitam de funcionários e propagandas. 

Para os curiosos, clique aqui e conheça mais essa rede que vai te ajudar a “bombar” na sua profissão.

Texto por Gustavo Henrique de Freitas

3 comentários:

  1. É essencial essa rede, ainda mais nesse vasto mundo, onde há de tudo, encontrar certas coisas, embora exista de tudo, é complicado, esse tipo de rede geralmente ajuda a dar uma segmentada. Lembro da "Árvore do conhecimento" proposto por Pierre Lévy, que visa contribuir, ou, basicamente, fazer as pontes entre as habilidades de uns e as necessidades de outros, O Linkedin acaba fazendo um trabalho semelhante a esse!

    ResponderExcluir
  2. O LinkedIn foi a mais bem desenvolvida plataforma de rede social para a união de dados pessoais com dados profissionais. Através deles, podemos realizar o networking, ou seja, a busca de contatos profissionais através da comunicação.

    Além do design inovador e bem apresentável, o LinkedIn é hoje apresentável como currículo online para grandes empresas e instituições. Ao longo dos anos, a rede social se firmou como uma plataforma de responsabilidade e nome no mercado.

    ResponderExcluir
  3. De fato o Linkedin é A ferramenta pra se fazer networking de forma rápida. Ainda acho que ela seja um pouco desvalorizada pelos atores, o que é um fato agonizante. As grandes empresas estão no Linkedin, procurando VOCÊ, mas você só tem interesse em redes mais sociais/pessoais como o facebook. Abre o olho! Conheço gente que abriu negócio, montou agência graças a sua teia de contatos na rede. #FikDik

    ResponderExcluir