terça-feira, 10 de setembro de 2013

Governo lança programa para melhorar atendimento na saúde pública


Como medida emergente para organizar e reestruturar o sistema único de Saúde (SUS) e também melhorar a  infra estrutura dos hospitais públicos, o  Governo Federal Brasileiro lançou, no dia 08 de julho, o programa Mais Médicos.

Por meio desse  programa serão abertas cerca de 10 mil vagas para atuação exclusiva na área de atenção básica no Norte e Nordeste, periferias de grandes cidades e municípios do interior em todas as regiões do país.

As vagas desse programa serão destinada inicialmente a profissionais estrangeiros e brasileiros com diploma internacional sem a  necessidade  de revalidação do diploma. As áreas de atuação nessa primeira etapa são Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

Para a atuação dos médicos nesse programa, o governo investiu em uma bolsa de 10 mil reais ao mês  para cada profissional por 40 horas semanais. Os municípios também ajudaram no acolhimento dos médicos oferecendo moradia e alimentação.


Os médicos que atuarão nesse programa, antes de começarem a atender, precisam passar por uma avaliação e um treinamento, para terem direito à registro profissional. As aulas acontecem durante três semanas, com um total de 120 horas ,onde os profissionais serão avaliados por professores de instituições públicas,com foco na organização e funcionamento do SUS e língua portuguesa. 

Além de visitas técnicas aos serviços de saúde, eles também irão participar de simulações de consultas de casos complexos com enfoque especial na atenção básica.

Lígia Freitas

2 comentários:

  1. É interessante notar que essa iniciativa de trazer médicos estrangeiros para tentar suprir a demanda nacional em regiões pouco ou quase nada assistidas é uma iniciativa de Fernando Henrique Cardoso, Político tucano, considerado por muitos o epíteto da direita.
    Na época o então presidente foi aplaudidíssimo, recebeu homenagens e condecorações pela iniciativa.
    E hoje o que vemos é uma avalanche de críticas pela mesma iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. O assunto é pertinente,talvez o mais relevante do momento. Pena que o texto ficou prejudicado pois faltou ser melhor trabalhado. Na última frase, por exemplo, temos a preposição 'de' aparecendo cinco vezes. Isso empobrece o texto. Também senti falta de uma maior exatidão em informações relevantes, como a quantidade exata de vagas abertas pelo Ministério da Saúde.

    ResponderExcluir