quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SKYPE - DEZ ANOS DE UMA REVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO

Por Paulo Victor Mascarenhas

            Com dez anos de existência completados em 29 de agosto, o serviço de comunicação Skype já conta com 300 milhões de usuários cadastrados, que fazem dois bilhões de minutos de chamadas em vídeo on-line diariamente. O serviço já está tão infiltrado na vida das pessoas que o verbo "to skype" (fazer uma chamada pelo Skype) já foi incorporado aos países de língua inglesa. Ninguém teria previsto o imenso alcance da ferramenta criada pelo escandinavo Niklas Zennström e o dinamarquês Janus Friis, dupla também responsável pela criação do Kazaa, antigo programa de compartilhamento de arquivos muito popular na década passada. A ideia, segundo os próprios, era "oferecer comunicação de voz de alta qualidade a qualquer um com conexão de internet em qualquer lugar do planeta".  A primeira chamada por Skype de um computador aconteceu em abril de 2003 na Estônia, mas foi apenas em 29 de agosto daquele ano que a primeira versão beta do programa foi lançada.
            O Skype não foi o pioneiro em chamadas internacionais, incluindo as de vídeo, mas causou uma revolução de alta definição, pois as chamadas baratas que se faziam antes pela internet eram de baixa qualidade. O Skype permite que os usuários realizem chamadas entre o Skype e um telefone fixo ou móvel, além de conferências. O programa foi capaz de se adaptar às mudanças que ocorreram com a evolução dos meios de comunicação, conseguindo sobreviver enquanto outros programas e site do tipo desapareceram. O Skype adaptou-se a outras plataformas além do computador, também estando disponível em versões para smartphone, tablet e até mesmo para a televisão. O Skype é um dos aplicativos mais baixados para smartphones e tablets, 50% dos novos usuários que chegam a cada mês são móveis.
            No entanto, especialistas também apresentam desvantagens do programa. A questão da segurança e da privacidade dos usuários é controversa, pois todos os seus dados ficam disponibilizados para a empresa.

            Em uma década o Skype evoluiu bastante e hoje possui outras funções. Além de realizar chamadas (com previsão para a inclusão de chamadas em 3D), o programa também disponibiliza jogos, integração com redes sociais e diversas ferramentas para que os usuários possam personalizar suas chamadas.

O Skype já engloba diversas funções e está em constante evolução. Confira 10 curiosidades sobre esse programa e sua funcionalidade.

Dez curiosidades do skype from Renato Ferr

Mais informações podem ser encontradas no site oficial do programa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário