quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Waze, opção de navegação útil e divertida para o seu smartphone.

    Hoje mais que ontem e amanhã mais do que hoje, os cidadãos do mundo todo podem contar com plataformas colaborativas, que estão disponíveis 24h, para proporcionar-nos maior comodidade. O Waze é a prova disso. Mas, afinal, o que é o Waze?
       
     O Waze é um aplicativo disponibilizado para smartphones, com o objetivo de mapear o trânsito, mostrando possíveis congestionamentos, colisões, semáforos, radares, blitz e é possível até, mostrar a média de velocidade de determinadas ruas. Mas como o aplicativo consegue fazer esse mapeamento de maneira correta e com credibilidade?



            Simples. O Waze, por ser uma plataforma colaborativa, depende de seus próprios usuários para se atualizar. O usuário que possui o Waze em seu smartphone pode deixá-lo conectado, desta forma, o próprio aplicativo busca a sua localização e calcula a velocidade média dos veículos naquele local. Desta forma, ele já repassa para outros usuários se o trânsito está lento, moderado ou tranqüilo naquela região.

      
Mapa de navegação do Waze
      A plataforma além de ser útil, torna-se divertida ao mesmo tempo, pois o aplicativo ao mesmo tempo em que é uma plataforma colaborativa, funciona também como uma espécie de rede social. No Waze você cria o seu Avatar e apelido e pode seguir amigos, podendo eventualmente, encontrá-los por aí, graças ao Waze.



            O aplicativo é uma opção não só para quem está fugindo de multas, blitz, guardas ou engarrafamentos. O Waze é um aliado quando o assunto é economia. Fazendo uso do aplicativo é possível identificar o posto de combustível mais barato no meu percurso. Mas, nem tudo são flores. Não é? O Waze foi desenvolvido para ser uma ferramenta útil para o motorista que deseja poupar tempo e dinheiro, além de evitar transtornos. Mas, assim como muitas outras ferramentas, usuáriosestão a utilizando para burlar o sistema da Autarquia Municipal de Trânsito deFortaleza, a AMC e de outros órgãos, como Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Federal (PRF).

            Os usuários que mais fazem uso da plataforma são os estudantes universitários. Para a estudante de Direito, Milena Carvalho, o aplicativo serve para livrá-la dos engarrafamentos diários. Já para o estudante de Arquitetura, Chrysler Fernandes, o aplicativo serve para livrá-lo das multas. É aí que o Waze entra como vilão, pois acaba atrapalhando o trabalho dos órgãos de fiscalização de trânsito. O aplicativo também pode ser usado simplesmente para auxílio de navegação, segundo Ivelise Maia, Diretora de Jornalismo da TV Fortaleza, a TV da Câmara Municipal de Fortaleza “É muito bom. Mostra engarrafamentos, blitz, interdições...”

Como vimos, o aplicativo é bastante útil para os usuários e é uma plataforma colaborativa e social, que garante para quem a utiliza, informações de navegação com credibilidade.

2 comentários:

  1. Baixei o aplicativo por indicação de uma amiga. Confesso que usei pouco, mas depois de ler os posts sobre o assunto vou repensar. Na época, lembro que achei interessante para fugir não só do tráfego, mas de outras situações como assaltos, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a usar o aplicativo para desenvolver essa matéria e me apaixonei por ele. Muito útil, Lara! ;)

      Excluir