quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Wikipédia – Confiança e Credibilidade (?)


Você confia na Wikipédia?Até que ponto a ferramenta colaborativa é benéfica e confiável?

  Como já sabemos, a Wikipédia é uma enciclopédia livre, colaborativa, onde qualquer internauta disposto a compartilhar informações pode fazer contribuições. O usuário pode criar verbetes relativos a qualquer área do conhecimento –Ciências, Filosofia, Tecnologia, Artes, etc.

   Porém tanta abertura para a colaboração dos usuários põe em dúvida a credibilidade das informações contidas na Wikipédia. Para uma matéria sobre uma plataforma colaborativa, nada melhor que a colaboração dos usuários para esclarecer a confiabilidade e a credibilidade que a Wikipédia possui.

  O publicitário Fabrício Alves, 30, considera a Wikipédia bastante útil, pois “traz muitas informações importantes sobre diversos assuntos, que são postadas por vários usuários da internet seguindo um padrão de formatação do conteúdo, similar aos trabalhos acadêmicos.” Para ele, a ferramenta ainda tem uma certa credibilidade “mesmo permitindo que os usuários possam fazer alterações, existem vários moderadores ‘fiscalizando’ o conteúdo de forma criteriosa, para que as informações postadas sejam sempre referenciadas, o que garante um pouco mais de credibilidade.”

   Viviane Fracalossi, 25, concludente de administração, considera a Wikipédia uma ótima fonte e ainda dá dicas de como os usuários podem identificar artigos confiáveis ou não. Segundo ela é sempre importante verificar a última atualização do texto que você utilizará, pois,“pode ser que ele esteja muito ‘antigo’ para determinado assunto”. Para Viviane, outra dica importante é “procure em outras fontes para ver se elas coincidem com a Wikipédia”. Tal pensamento coincide com o de Emanuel Parente, 28, para o Arte Finalista “você não deve pesquisar somente nela[Wikipédia], não deve tê-la como sua única opção de busca. Deve ir nela e em outros sites com as informações que você precisa”, finaliza.

  Podemos observar que nenhum dos colaboradores da matéria confia ‘cegamente’ na plataforma. Segundo Germana Morais, 28, “as respostas podem estar erradas e acabar atrapalhando o trabalho” ou pesquisa. Germana ainda sugere “não confie, só em ultimo caso.”

 Para o especialista Simson L. Garfinkel, colaborador do site Technology Review, a enciclopédia livre é confiável. O texto de Garfinkel, jornalista e professor de ciência da computação na Escola Naval de Pós-graduação, na Califórnia, sugere que "a enciclopédia não é baseada em princípios como consistência e observação, nem em senso comum ou experiências próprias, mas apresenta, sim, uma exatidão notável".


   Uma coisa é certa, confiável ou não, todo conteúdo que é enviado (ou 'editado') passa pela moderação antes de ser publicado no site, e, verdade seja dita, a Wikipédia reestruturou o processo de busca na internet descentralizando, de certo modo, a soberania esmagadora da gigante Google. Porém, concluo, é sempre bom consultar mais fontes. 

3 comentários:

  1. Para pesquisas rápidas, o site funciona.

    No entanto, se precisarmos de informações mais fundamentadas, completas e VERÍDICAS, é óbvio que temos que aprofundar a pesquisa.

    Não dá pra viver de Wikipédia. Mas que quebra o galho, quebra.

    ResponderExcluir
  2. Para pesquisas rápidas, o site funciona.

    No entanto, se precisarmos de informações mais fundamentadas, completas e VERÍDICAS, é óbvio que temos que aprofundar a pesquisa.

    Não dá pra viver de Wikipédia. Mas que quebra o galho, quebra.

    ResponderExcluir
  3. O Wikipédia, na minha concepção, é só uma enciclopédia para dúvidas casuais. Assim como outros sites confiáveis, o exercício de nossa profissão exige checagem em cima de checagem.

    Gosto do Wikipédia, mas não tenho confiança para assumir que algo lá é 100% confiável.

    ResponderExcluir