quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Mercado Central de Fortaleza e a Literatura de Cordel

Jéssica Saunders



            Com mais de 200 anos de história, o Mercado Central de Fortaleza ainda encanta e chama a atenção de turistas e moradores de Fortaleza. Seja pela economia na hora de realizar as compras ou pela praticidade de encontrar em um só local uma variedade enorme de produtos típicos da nossa terra. Ir ao Mercado Central é sempre uma ótima escolha.

O Mercado oferece uma diversidade gigantesca de produtos em couro, roupas com muita renda e bordado, características bem peculiares de nossa região. Além desses, podemos encontrar no mercado vários outros produtos da nossa cultura, como é o caso da Literatura de Cordel.


Localizado no térreo, a barraca de cordéis do Mercado Central de Fortaleza permite a leitura e a aquisição de livretos com um linguajar único, despreocupado e bem regionalista, que mostra histórias, piadas, lendas e contos urbanos que envolvem de personagens fictícios à personalidades públicas. Sem se deter ao português “correto”, mas mantendo a tradição e a beleza histórica/cultural do povo cearense.

Os cordéis, que surgiram no século XVI, ganharam esse nome pois eram expostos à venda pendurados em um cordão. Geralmente escritos em forma de rima, a Literatura de Cordel atrai muitos leitores por ter uma linguagem popular e com histórias bem divertidas. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras de artistas regionais, também usadas nas capas. Hoje, essa arte disperta curisidade, admiração e respeito em muitas pessoas que passam pelo Mercado.


Um comentário: