quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Wikimedia Foundation e os projetos paralelos ao Wikipédia

 

   A Wikimedia Foundation é uma organização beneficente, sem fins lucrativos, que se dedica ao incentivo à produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre, de diferentes línguas, e a disponibilizar ao público, integralmente. Esses projetos são baseados em wiki ­­­­­­­­­­­–páginas interligadas que podem ser visitadas e editadas por qualquer pessoa­­­­­­­­­­­­­­– de forma totalmente livre. Os projetos são: Wikiquote, Wikcionário, Wikispecies, Wikisource, Wikilivros, Wikinotícias, Wikimedia Commons, Wikivoyage, Wikiversidade, e Wikidata.

  A Wikimedia Foundation opera alguns dos maiores projetos de referência editados colaborativamente em todo o mundo, inclusive a Wikipédia. Dentre eles, o Wikiquote: uma coletânea de citações de diferentes autores e pensadores atualizados por leitores e voluntários. O projeto em língua portuguesa surgiu em junho de 2004 e atualmente são mais de seis mil páginas de artigos em português. Wikcionário, que também surgiu em 2004, é um projeto colaborativo com o objetivo de produzir um dicionário poliglota, com significados, etimologia e pronúncia. Qualquer um pode editar e salvar alguma definição, sem necessidade de identificar-se.

  Para os admiradores de biologia e zoologia, o Wikispecies: um diretório de espécies livre.  São publicados artigos sobre animais e as diferentes espécies que existem no planeta. Aos que apreciam a leitura: Wikisource e Wikilivros. Wikisource é um acervo digital de livros, documentos e fontes. A edição em português possui mais de 96 mil textos.  O Wikilivros se dedica à produção colaborativa de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos. Visando um bom acesso dos leitores, esses conteúdos são divididos por tema, ordem alfabética, etapa de desenvolvimento e nível educacional.
 
    Para se manter atualizado, você pode acessar o Wikinotícias, uma fonte de notícias livres. O objetivo é que todos tenham acesso ao conhecimento e à informações mundiais. Para isso, esse projeto produz, de forma colaborativa, notícias do mundo todo de forma livre, transparente e independente, convidando os leitores a contribuir com reportagens, de qualquer gênero, de qualquer relevância. O projeto propaga a ideia de jornalismo cidadão.

  O Wikimedia Commons é um projeto que coleciona mais de 18 milhões de mídias, entre vídeos, imagens e sons. Quem se interessar, pode colaborar enviando e publicando arquivos. Wikidata é uma base de conhecimento que pode ser editada por pessoas e máquinas. É para os dados aquilo que o Wikimedia é para arquivos de mídias. Ele centraliza o acesso e organiza os dados, como referências e estatísticas, em todos os idiomas.

   Ainda no campo do conhecimento, temos o projeto Wikiversidade. Professores, alunos e instituições são convidados a aproveitarem esse espaço para organizar estudos, promover discussões e trocar aprendizado, onde todos podem participar e colaborar para um processo educativo e interativo. Após livros, citações, notícias e novos aprendizados, que tal escolher um bom lugar pra viajar no Wikivoyage? Wikivoyage é uma comunidade de voluntários que buscam criar um guia de viagens, buscando descobrir cidades interessantes e apresentar-lhes pontos turísticos do mundo inteiro.
 
   Apesardo conteúdo ainda causar um pouco de desconfiança sobre a credibilidade  desses tipos de sites colaborativos, há uma diversidade e curiosidade de assuntos que você pode explorar no Wikipédia e suas vertentes.


2 comentários:

  1. Apesar de "confiar desconfiando", uso o Wikipédia com frequência. Na verdade, acho desconfiar é uma postura do jornalista, independente da fonte de pesquisa.

    Quanto aos projetos paralelos, ainda não conheço. Acho alguns válidos, mas acredito que não é necessário especificar tanto, porque acaba ficando confuso.

    ResponderExcluir
  2. aqueles captchas, tão chatos de colocar antes da gente fazer um download, serve também pra esse processo de digitalização de livros do wikibook, o que é muito, mas muito legal mesmo.

    ResponderExcluir