quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Waze compartilha informações sobre o que está acontecendo no trânsito; saiba mais sobre o aplicativo



Ideia de criação

Desde que foi lançado nos EUA, em 2009, o Waze já reuniu mais de 40 milhões de usuários no mundo todo e foi eleito o “aplicativo do ano para iPhone” pela Apple, sendo destacado pela empresa como uma das alternativas ao fracassado Apple Maps. O israelense Uri Levine, um dos cofundadores e presidente do Waze, fala que a idéia de criar o aplicativo surgiu no momento em que pensaram o seguinte: “muitas vezes, quando viajamos e queremos voltar para casa, existem várias opções de estradas disponíveis e nós sempre queremos saber qual se encontra menos engarrafada. E o fato de que existem outros motoristas que saíram antes de você e estão dirigindo na sua frente é a maneira mais eficaz de descobrir qual o melhor caminho. Então nós decidimos converter essa ideia em um aplicativo para smartphones e assim saber onde estão os engarrafamentos, em tempo real”. 



Colaborando com o Waze

O aplicativo é ideal para as pessoas que andam muito de carro e sempre quiseram ter um navegador GPS, mas que acham as opções da App Store muito caras. O que torna o Waze ainda mais popular, é o fato de ser gratuito.As pessoas que quiserem colaborar com o projeto, não precisam se esforçar tanto. Deixando o aplicativo aberto, ele já irá enviar automaticamente para o servidor a velocidade em que o seu automóvel está e onde você se encontra. Isso tudo acontece anonimamente. Dessa maneira o Waze consegue calcular como está a velocidade do trânsito onde você se encontra e dessa forma avisar aos outros usuários que irão trafegar na mesma rota.

O usuário também pode colaborar ainda mais ativamente no aplicativo, avisando sobre acidentes, radar móvel, polícia na via, sempre alimentando em tempo real o bando de dados do Waze. Em grandes cidades, como Fortaleza, isto pode significar uma economia de muito tempo para os motoristas.

Em pesquisa feita através da rede social Facebook, a maioria dos usuários do Waze garantiu o bom funcionamento do aplicativo. O contador Victor Junior, já utiliza há mais de 1 ano e diz ter rodado toda a cidade Recife e não teve nenhum problema. Já a advogada Carolline Pereira, diz que a primeira vez que foi utilizar, o mapa instruiu para que ela fosse para um local que não tinha nenhuma ligação com o que ela desejava. Poucas pessoas disseram não conhecer o Waze.

A interface do Waze não é muito diferente de um GPS, por exemplo e em alguns aspectos lembra até o Google Maps. Ao traçar um trajeto, você terá informações de estabelecimentos no caminho além de, dados sobre sua rota, como o tempo e distância que faltam para chegar.

2 comentários:

  1. Ao mesmo tempo em que ajuda, acredito que esse tipo de aplicativo também prejudica o trânsito.

    O Waze, por exemplo, além de mostrar engarrafamentos e trajetos ao usuário, informa os locais onde tem e não tem fiscalização de trânsito. Ou seja, colabora com o "livre arbítrio" de possíveis infratores.

    ResponderExcluir
  2. o grande problema dessas ferramentas colaborativas é a presença dos trolls, os infelizes que gastam tempo pra trollar o pessoal. tem no waze gente que diz que certa rua tá engarrafada e nem tá, ou diz que teve um acidente.

    ResponderExcluir