quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Waze: bom ou ruim?





Interface do Waze | Foto: divulgação
O aplicativo de trânsito Waze é um dos mais usados no Brasil. Mais de 2 milhões de pessoas já utilizam. A ferramenta tem como público-alvo os motoristas. O objetivo de quem usa o aplicativo é escapar de engarrafamentos e outros problemas. Assim como para outros, ele serve para fugir de blitz.

O Waze pode levar você a chegar mais rápido em seu destino, escapando dos principais congestionamentos da cidade. O aplicativo disponibiliza um GPS e um mapa, no qual o usuário trafega e observa o que está acontecendo em seu entorno. Alerta de engarrafamentos e acidentes são enviados ao participante desta rede social do trânsito. Além disto, o indivíduo pode encontrar amigos e sua localização, como se comunicar com eles, pelo aplicativo.




Os maiores benefícios do Waze é esta função de rede de integração de usuários, no caso condutores, que podem trocar informações e alertas. Assim, a rede vai aumentando o volume de alertas sobre acidentes, blitz, congestionamentos e polícia. Além disto, como funciona como GPS, ele exibe em sua tela os fotos sensores e radares móveis distribuídos nas avenidas e ruas da sua cidade.

O que mais atrai no Waze é sua plataforma interativa. O aplicativo permite que os usuários informem uns aos outros os locais de engarrafamento e outros problemas, como obras na pista, semáforos quebrados ou ruas esburacadas. Os usuários podem sair de casa com o trajeto definido sem passar por maiores transtornos. A ferramenta lhe ajuda até na hora de abastecer o seu veículo, pois o Waze mostra os postos de gasolinas próximos ao local em que você está e faz uma comparação dos preços.

Porém, existe uma grande polêmica que envolve aplicativos como Waze que aborda o trânsito. Nem só de benefícios os usuários estão sujeitos a usar esta ferramenta. O Waze é um aplicativo para aparelhos celulares e voltado para motoristas. Mas, o condutor que dirigir usando telefone pode ser multado, já que a ação é considerada uma infração de trânsito. Ao utilizar o Waze enquanto dirige, o usuário pode acabar causando um acidente. 

O estudante de Psicologia, Antônio Silva, 19, acredita que o Waze pode, na verdade, contribuir para aumentar o número de acidentes. “A pessoa que usa o Waze vai dirigir e manusear o celular ao mesmo tempo. No trânsito, precisamos de máxima atenção e o usuário dessa ferramenta não vai ter”, diz o jovem.

Já para o estudante de jornalismo, Karlos Aires, 21, o Waze é uma ótima ferramenta para escapar dos congestionamentos e das blitz. “O Waze é o melhor aplicativo que me auxilia no trânsito, principalmente durante a madrugada. No fim de semana quero sair com os amigos e sempre rola de beber. Mesmo bebendo pouco, o bafômetro não perdoa, por isso posso voltar pra casa sem precisar passar por blitz”, conta o rapaz.

Por causa da Lei Seca, muitas pessoas começaram a usar o Waze para escapar de blitz. No aplicativo, os usuários podem ter acesso a várias operações policiais para pegar infratores. Como a ferramenta mostra os locais onde estão os agentes, o participante da rede pode, facilmente, desviar o percurso e evitar a blitz.

Em contato com a reportagem, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informou que os usuários do aplicativo estão usando para evitar as blitz. A ferramenta está beneficiando infratores que acabam escapando de punições e colocando em perigo outras pessoas.

2 comentários:

  1. Respondendo a pergunta do título, não que eu seja autoridade no assunto, o Waze é uma ferramenta que nos traz mais benefícios do que malefícios. Na verdade, o único ponto negativo que encontrei estudando a ferramenta foi que algumas pessoas a usam para burlar o sistema das fiscalizações de trânsito. Fora isso, é ótima para economizar tempo e dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião o Waze é a melhor plataforma de navegação no trânsito, e a colaboratividade é a responsável por isso!

      Excluir