terça-feira, 10 de setembro de 2013

Participantes do Mais Médicos têm registro profissional garantido


Apesar da oposição do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Federação Nacional de Medicina (Fenam), os Conselhos Regionais de Medicina de cada estado estão obrigados, desde o dia 30 de agosto, a emitir registros profissionais provisórios para os médicos estrangeiros ou formados no exterior que fazem parte do programa Mais Médicos.

A determinação é da Medida Provisória 621/13, da Câmara Federal. Se descumprida pelos CRM, seus dirigentes podem ser processados por improbidade administrativa. É o que afirma o Advogado-Geral da União, Luiz Inácio Adams. “Existe uma lei no Brasil que prevê para esse programa o registro provisório. Se negar, é negar a aplicação da lei”, defende Adams.  

Em represália, CFM e Fenam entraram com um processo na Justiça Federal, propondo que os registros provisórios só fossem concedidos aos médicos estrangeiros que revalidassem o diploma, além de exigir um certificado de proficiência em língua portuguesa desses profissionais.

A reivindicação tinha como intuito direto barrar a contratação dos médicos estrangeiros e o Judiciário negou as exigências.

Mais recentemente, no dia 05 de setembro, A Fenam fez uma denúncia no Tribunal de Contas da União (TCU) apontando falta de concurso público e violação do regime judiciário único por parte do programa Mais Médicos. O argumento desta vez, no entanto, parece ser a favor dos estrangeiros, pois alerta para contratação indireta sem garantia dos direitos trabalhistas. A mesma denúncia foi encaminhada ao STF e ao Ministério Público do Trabalho.

Enquanto os órgãos procurados avaliam a denuncia da Fenam, os registros provisórios continuam sendo emitidos. Para retirá-los, os médicos estrangeiros ou formados no exterior precisam entregar toda documentação estabelecida pelo Ministério da Saúde e devem aguardar no máximo 15 dias para receberem as credenciais.


Os registros provisórios são restritos para a atuação no programa Mais Médicos, cujas atividades concentram-se exclusivamente na atenção básica.

Brenno Rebouças

Um comentário:

  1. O texto está muito bom. Claro, informativo e sem firula. A matéria diz exatamente o que está acontecendo, porque está acontecendo e as prováveis consequências dos fatos. Sem falar no cuidado com a construção da matéria que quase não tem erros gramaticais ou de sintaxe.

    ResponderExcluir