quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Fortaleza - simples capital nordestina que atrai diversos turistas



Conhecida pelo talento de seus artesãos – artistas locais que produzem arte com peças em madeira, cerâmica, vidro – belas praias, culinária regional, artesanato local e hospitalidade de primeira. Esses são os diferenciais que você encontra em um só local, o Ceará. Mais precisamente no Mercado Central de Fortaleza.



Sua Inauguração se deu por volta do século XIX. Destinado ao comércio de carne, fruta e verdura. Entretanto ao longo dos anos o local foi se transformando em um emaranhado de boxes, com um fluxo de vendedores e compradores cada vez maior. Devido o forte fluxo no local, a precariedade das instalações elétricas, o crescimento da cidade de Fortaleza com relação ao turístico, um novo mercado foi idealizado, ganhando assim, melhoramentos nos espaço e novas instalações. 

Situado na Avenida Alberto Nepomuceno nº 199 no centro de Fortaleza, o Mercado Central reuni desde o artesanato regional à personagens como repentistas, os quais completam o local, dando um toque Cearense a mais no mesmo.

No mercado o turista pode apreciar objetos feitos por artesãos como também degustar bebidas feitas de Caju. Como licores, cajuína, cachaça etc. A culinária Cearense claro, não fica de fora. O mercado reúne restaurantes especializados nas comidas tradicionais não apenas Cearenses, mas do Nordeste inteiro.

Para aqueles que são amantes da literatura regional, no Mercado você encontra também um espaço dedicado a Literatura de Cordel - uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados – onde o turista pode conhecer histórias do Ceará e do mundo. 

Um comentário: