segunda-feira, 14 de abril de 2014

Cursinho pré-vestibular gratuito ajuda jovens da periferia a ingressar no ensino superior há oito anos

Um projeto cuja ideia inicial era promover o incentivo à leitura para crianças, se transformou num curso pré-vestibular voltado para os jovens do bairro Conjunto Esperança. O trabalho chamado de Projeto Vemser é encabeçado pelo Grupo Aprendizes de Papel, formado por moradores do bairro que desenvolvem as atividades voluntariamente.

Aulas acontecem em espaço cedido pela escola Irapuan Pinheiro
Tudo começou em 2005, e hoje, nove anos depois, o grupo já contabiliza 1000 alunos que frequentaram o cursinho e pelo menos 300 aprovações, na Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em faculdade particulares através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Os primeiros anos foram os mais difíceis. O grupo dependia das taxas de inscrição no valor de R$ 5 para manter o projeto funcionando. O dinheiro arrecadado era insuficiente e até 2012, o bolso dos voluntários foi o principal financiador. Um dos coordenadores do projeto desde sua gestação, Wellington Franco conta a motivação para levar o trabalho adiante. “Me sinto motivado quando vejo jovens sem perspectiva enxergarem que é possível estabelecer metas e cumpri-las. As aprovações são uma consequência”, relata.

Wellington Franco acha importante dar perspectivas aos jovens
Os resultados aparecem. Em 2013, foram seis aprovações na Uece. Duas delas no curso de Letras, duas em matemática, uma em Geografia e outra no curso de Administração. Na UFC foram três alunos aprovados. Dois em matemática e um em Engenharia de Teleinformática. Ainda houve outros alunos aprovados no Prouni e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Apesar dos resultados expressivos, o grupo ainda carece de apoio e sofre com a falta de estrutura adequada. As aulas ocorrem somente nas tardes de sábado e manhãs de domingo por duas razões. A primeira é que o cursinho ocupa uma sala de aula da Escola Estadual Irapuan Cavalcante Pinheiro. O uso durante dias úteis é impossibilitado pelo funcionamento da escola. O outro motivo é que todos os professores são voluntários. Alguns lecionam em escolas do bairro (públicas e particulares), e precisam usar os dias de folga para lecionar no cursinho.

Em 2012, o Aprendizes de Papel foi escolhido para participar do Pré-Vestibular de Fortaleza (Por For). Eles montaram um cursinho semelhante ao Projeto Vemser no Cuca da Barra do Ceará. Com o dinheiro pago pela Prefeitura de Fortaleza pelas horas-aula, conseguiram equipar o Projeto Vemser. Adquiriram data show, impressora e computadores. O que sobrou banca as despesas operacionais da iniciativa. Até hoje, esse foi o único auxílio recebido.

Apesar das dificuldades, o trabalho se consolidou e virou referência no bairro. Em média, 80 alunos se inscrevem todos os anos. Brena Freitas, 16 anos, é uma das alunas da turma de 2014 e não tem queixas. “É raro faltar um professor”, exemplifica. Há casos de ex-alunos que ao terminarem o curso voltam para ajudar de alguma forma. Dayane Maciel, 18 anos, ainda não conseguiu passar no vestibular para Educação Física, mas achou que era tempo de retribuir o aprendizado. “Achei que devia ajudar de alguma maneira, nem que seja ajudando a levar os alunos para a sala de aula”, brinca.
Professora Amanda Duarte Lima: "ensino por prazer"
Amanda Duarte Lima foi ainda mais longe. A professora da rede estadual de ensino foi aluna do Projeto Vemser e não pensou duas vezes para disponibilizar parte de seu tempo livre ao cursinho. “Eu quero ajudá-los a entrar no ensino superior. Sabemos como é difícil. Mas só em estar aqui num domingo de manhã, vemos o interesse dos meninos”, assinala a professora. “Faço isso por prazer”, complementa.

Um comentário:

  1. É muito difícil hoje em dia ver pessoas que estejam dispostas voluntariamente a ajudar as outras, esse projeto é muito interessante porque deu uma nova chance para crianças e jovens que talvez não tivesse expectativa nenhuma de um futuro melhor! É muito legal ver atitudes assim voltadas a ajudar na educação e formação dos jovens. Gostei muito da matéria.

    ResponderExcluir